EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170602

Novidades da "Cava de Viriato"


GIF via GIPHY
Acesos aos troços da Cava de Viriato, confinantes com o ribeiro de Santiago - Caminho antigo para Santiago e pela Rua do Coval e Vila Batalha


GIF via GIPHY
Pormenores do que resta de dois dos oito taludes da Cava de Viriato, cuja altura não ultrapassará em muito os dois metros. No século XIX a câmara municipal já não foi a tempo de intervir para evitar a grande destruição destas muralhas, construídas em terra batida.
Os vizinhos reclamam pela urgente limpeza da abundante vegetação silvestre, não gostam de ver cobras e outra bicharada, demasiado próximos das suas habitações e hortas.


GIF via GIPHY
Alertado pela leitura de texto do Dr. Paulo Neto, na Rua Direita, decidir ir ver e saber o que se passava nesta parte da Cava de Viriato. Depois de ter observado o aterro, facilmente constatei que se tratava de um trabalho de má qualidade e destinado ao armazenamento de lenha, para posterior comercialização. Os trabalhos decorreram ao longo de semanas, sem que os serviços de fiscalização da câmara municipal, tivessem intervido. Segundo apurei a horta, há muito inculta, é propriedade de um comerciante, residente e estabelecido em Santiago, o dono da lenha não é da vizinhança e estaria em negociações para adquirir o terreno. Vai ter sde procurar outro local para continuar a sua actividade.


GIF via GIPHY
Aspectos do poço existente na horta e da improvisada cobertura instalada pelo comerciante de lenha. Este poço tem uma servidão, isto é o vizinho tem o direito de o utilizar para regar os seus terrenos, pelo que não poderá ser entulhado.


GIF via GIPHY
Também segundo as minhas fontes, este aterro e a instalação clandestina já serão do conhecimento da Câmara Municipal de Viseu, ignorando-se as medidas tomadas mas avistei troncos de madeira que deveriam servir para vedar as instalações, fica a ideia que os trabalhos foram interrompido. Estranhe-se como foi possível executar trabalhos de tal envergadura, sem terem sido detectados pelos fiscais das obras, ou pela Polícia Municipal. Fica a dúvida em saber quem terá de retirar tanto pedregulho, entulho, terra e madeira de má qualidade. Penso que provavelmente terá de ser o proprietário do terreno, porque o comerciante de lenha, atendendo à qualidade dos trabalhos e à vedação do estaleiro, não será pessoa abonada e deverá ter grandes dificuldades para repor a situação existente antes da sua intervenção, absurda e ilegal.