EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20171230

Novidades do "CMIA de Viseu"


GIF via GIPHY

Aspectos dos antigos moinhos da Balsa (lagar de azeite e moagem de cereais) que estavam em ruínas e foram reconstruídos, com verbas do Programa Polis para Viseu e nos quais a Câmara Municipal de Viseu, instalou o Cento de Monotorização e Interpretação Ambiental de Viseu (CMIA), cuja componente de recolha e análise de dados não deverá funcionar. Mesmo o serviço educativo, a julgar pelo interesse que o seu pessoal revela ter com o rio Pavia, deverá ser uma tarefa muito pouco cansativa e portanto bem remunerada.


GIF via GIPHY

Aspectos da água represada, do antigo lagar e do pequeno moinho que foi cedido pela câmara municipal a uma associação que nada tem a ver com o rio mas precisava de uma sede.


GIF via GIPHY

Aspectos da nova represa e do leito do rio muito desmazelado. Na margem direita do rio existe uma escadaria para peixes que não funciona e está cheia de lixo.


GIF via GIPHY

Algum do lixo que é possível observar as proximidades do CMIA que parece revelar que a estratégia pedagógica, do serviço educativo municipal é mostrar o que não se deveria encontrar num curso de água. Entre os variados objectos indesejáveis é possível observar dois pedaços das bogas de esferovite coloridas que desceram o rio e ainda uma tina de plástico e um extintor de incêndio que decoraram a escada para peixes...