EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170920

Alguns "Ciscos" na Feira Anual de Viseu


GIF via GIPHY
As novas barracas das enguias, às riscas coloridas a imitar as casa da Costa Nova (Aveiro), foram uma das "novas arquitecturas" da feira anual de Viseu. Porém os arquitectos esqueceram-se de colocar no projecto exaustores e chaminés, para assegurar a saída dos gases provocados pela combustão e dos vapores originados pela confecção dos alimentos. A cobertura da esplanadas conheceu duas versões: as tiras de tecido que nada sombreavam e foram substituídas por telas contínuas de maiores dimensões (ainda bem que não voltou a chover se não havia de ser bonito...) que esconderam as frontarias das "casas" e lá se foi a beleza do desenho do arquitecto. O que sobrou foi uma rua inestética e uma arquitectura obnubilada.


GIF via GIPHY

Pela segunda vez uma enorme barril de cerveja, na verdade um local de venda da marca cerveja oficial e exclusiva do evento, foi colocado logo atrás da tenda dos técnicos de som, luz e imagem do palco, no início do picadeiro, com benefício para a organização que alugou, certamente por elevado preço, o espaço que deveria ser reservado para o público. 


GIF via GIPHY

A Viseu Marca introduziu várias medidas de segurança e protecção na edição de 2017 da feira. Mas quem viu o mapa com os percursos de evacuação do recinto, onde estava a sinalização dessas vias e porque razão não existiam Saídas de Emergência? Os vários letreiros que encontrei, estavam todos colocados no exterior do recinto e as portas abriam para dentro. Chamar a esses portões de serviço saídas de emergência, foi uma falta de respeito para com os utentes do recinto. Utilizar a cor verde nos letreiros que pretendiam sinalizar uma proibição, foi a primeira vez que me foi dado observar.

P.S.: "Cisco" palavra muitas usada pelo presidente de câmara, Dr. Almeida Henriques, para classificar chamadas de atenção para factos, acontecimentos ou coisas que a seu ver não passam de insignificâncias, ninharias sem valor.