EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170715

Novidades do Rio Pavia


GIF via GIPHY

Os trabalho de limpeza do rio Pavia já chegaram à ponte da circunvalação que antecede os Moinhos da Balsa. As imagens permitem ver a ponte e as poldras, local onde o leito do rio foi desassoreado. Em breve será executada a limpeza da escada para peixes que ainda há pouco, apresentava este aspecto lastimoso.


GIF via GIPHY

Os trabalhos de limpeza já foram concluídos no troço do rio a jusante da Ponte da Azenha que tinham sido iniciados, um pouco antes da realização da prova atlética Viseu Police Challenge. Em dias de procissão as ruas costumam ser a varridas...



GIF via GIPHY

A grande novidade da limpeza em execução é o facto do açude da Azenha ter sido aberto para permitir o esvaziamento do reservatório de agua que sem encontrava cheio de terra e lamas, acumuladas durante muitas dezenas de anos. Em breve o Pavia irá ser reduzido a um pequeno fio de água. Os trabalhos no valor de mais de 43.000 Euros, incluem o desassoreamento do leito do rio. Espera-se que o trabalho seja executado com rigor e deste modo se previnam cheias e evitem os maus-cheiros habituais.


GIF via GIPHY



GIF via GIPHY

Também neste local o rio foi colonizado por essa verdadeira praga que são os lagostins-vermelhos (Procambarus clarkii)


GIF via GIPHY

A fecundidade das fêmeas está dependentes das condições do habitat e do seu tamanho, cada uma poderá dar origem 300 a 600 óvulos, muitos dos quais irão ser viáveis e colonizar vastas parcelas dos rios, originando grandes prejuízos na biodiversidade, pois são oportunistas, muito agressivos e omnívoros.