EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170710

"Educação Ambiental de Referência ..."


GIF via GIPHY
Alguns aspectos dos antigos Moinhos da Balsa (lagar de azeite e moinho) e da nova represa e respectivo açude.


GIF via GIPHY

A represa demolida no âmbito das obras executadas ao abrigo do Plano Polis para Viseu, estava dotada com uma escada para peixes, localizada na margem esquerda junto ao lagar de azeite. A nova represa possui a nova escada, na margem direita que além de não funcionar, está cheia de lixo e outros objectos indesejados. No edifício onde outrora funcionou o lagar que além da energia produzida por uma grande roda motriz de ferro, chegou a ter um motor a gasóleo, está instalado um centro de monitorização ambiental:
O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental (CMIA) está instalado em dois edifícios situados na margem esquerda do Rio Pavia, na zona da Balsa. 
Criado com o objetivo de sensibilizar os diferentes tipos de públicos para a importância da preservação e valorização ambiental do território, o CMIA pretende constituir-se como um instrumento de educação ambiental de referência para a região.



GIF via GIPHY

Talvez por esse motivo o rio Pavia está cheio de lixo, os degraus da escada para peixes merecem especial destaque. Portanto trata-se de mostrar aos diferentes tipos de públicos, às crianças,  jovens e adultos, o que um rio não deveria ser.  A pedagogia pode servir-se de estratégias variadas, para atingir os seus objectivos.


GIF via GIPHY

Este e outros lagostins vermelhos do Louisiana (EUA), Procambarus clarkii, são os principais responsáveis pela falta de biodiversidade no rio Pavia e claro nas imediações dos Moinhos da Balsa. Não se vê uma única rã, sapo, sanguessuga (bicha-barbeira) e até os insectos, libélulas (libelinhas e tira-olhos) e alfaiates, são raros porque se reproduzem na água ou nas plantas aquáticas e os lagostins devoram tudo. Já encontrei pescadores a apanhar lagostins no rio Pavia, para servirem de isco na pesca ao achigã (Micropterus salmoides).