EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170426

Borragem (Borago officinalis, L)


GIF via GIPHY

A borragem  (Borago officinalis, L) é uma planta anual, germina e morre num único ano, com origem da região do Mediterrâneo e Ásia Menor. Pode ser utilizada na culinária porque as folhas são comestíveis e um sabor semelhante ao pepino. Na medicina tradicional tem variadíssimas aplicações mas é usada sobretudo pelas suas qualidades anti-inflamatórias e diuréticas. A borragem pode atingir entre os 60 cms e 1m de altura, cresce em terrenos incultos, possui folhas rugosas e está coberta de pêlos que picam. As suas pequenas e bonitas flores são azul/lilás, em forma de estrela, são usadas em decoração. Depois de retirada a parte espinhosa podem ser saboreadas em saladas ou servir de guarnição a bolos e doces. As folhas jovens são agradavéis se servidas em saladas, para confeccionar sopas ou adicionadas a bebidas frescas, como a limonada.
A utilização da borragem (folhas, flores e sementes) deverá ser muito bem ponderada porque apesar de ser tradicionalmente usada para combater tumores possui actividade carcinogénia, cuidado com o uso prolongado e os excessos, especialmente por pessoas com problemas hepáticos e durante a gravidez.  Saber mais sobre a borragem.

Se não for um bom conhecedor ou não tiver a orientação de um especialista, nunca utilize plantas silvestres  na alimentação ou usos medicinais.