EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170303

Armas de D. Júlio Francisco de Oliveira


GIF via GIPHY
Armas do Bispo de Viseu, D. Júlio Francisco de Oliveira
Igreja do Convento do Oratório de S. Filipe Néri


Os primeiros padres da Congregação do Oratório chegaram a Viseu em 1688, foram eles José Caldas e Bartolomeu Monteiro, vindos do Colégio do Oratório de Freixo de Espada-à-Cinta, tendo-se instalado na Capela do Calvário da Via-Sacra, no arrabalde da cidade. Francisco Serpe de Souza, Morgado de Covelo, para solucionar este problema doou à congregação umas casas que possuía no espaçoso terreiro de Santa Cristina. Os Padres do Oratório mudaram-se para as novas instalações, onde celebram a primeira missa no dia 5 de Agosto de 1689. Não é conhecida a data exacta do início das obras do novo edifício mas é provável que tivesse sido na década de 30 do século XVIII. O autor do projecto terá sido Andrés Garcia, arquitecto espanhol. 
A Igreja do Convento do Oratório de S. Filipe Néri. É possível que tenha existido uma igreja anterior que terá sido demolida. Segundo o Padre Leonardo de Sousa a actual igreja começou a ser edificada em 1757, por iniciativa do Bispo de Viseu, D.  Júlio Francisco de Oliveira. O risco da nova igreja, segundo a mesma fonte, terá sido António Mendes Coutinho, pedreiro dos lados de Lamego. A primeira pedra foi lançada a 8 de Setembro de 1757 e a obra ficou concluída em menos de dois anos, tendo-se celebrado a primeira missa no dia 27 de Janeiro de 1759.

Fonte: Liliana Castilho, "A Cidade de Viseu nos Séculos XVII e XVIII, Arquitectura e Urbanismo" (Volume I), Tese de Doutoramento, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2012