EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20170215

"VIZEU - Entrada da Cava de Viriato"


GIF via GIPHY

"VIZEU - Entrada da Cava de Viriato", Bilhete Postal Ilustrado, Editor F. A. Martins, Camões, 35 - Lisboa para a Caza Allemâ - Vizeu, Circulado em 20 de Maio de 1904.
Esta foto mostra bem a escadaria de acesso ao "Passeio Público - Cava de Baixo", que foi desmontada em 1940 para dar lugar à nova entrada localizada umas poucas dezenas de metros à direita e nas costa do "Monumento a Viriato" de Mariano Benlliure (1862-1947).  Até há poucos anos ainda existia um recanto circular, escavado no talude com paredes e banco de granito e um bebedouro em ferro fundido. De salientar também que além do distinto cavalheiro em primeiro plano e da roupa a corar na erva e a secar na corda no "Campo de Viriato", na "Cava de Baixo" é possível contar cerca de duas dezenas do homens, mulheres e crianças trajados à maneira do povo mais humilde e não janotas da cidade, como aquele todo emproado cavalheiro que terá deixado o guarda-sol no muro no patamar do primeiro lanço de escadas. A fotografia terá sido obtida num Domingo, Dia Santo ou Feriado mas num dia ensolarado de Outono, Inverno ou início da Primavera, uma vez que as árvores de folha caduca não possuem folhas.
Os dois plátanos que ladeiam a escadaria, ainda existem e teriam sido plantados em 1810, pelo General Andressen do Exército Anglo-Luso, aquando da Guerra Peninsular - 3ª Invasão Francesa comandada general Massena.