EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20161119

A "Melhor Cidade para Viver"


GIF via GIPHY

Há poucos dias um dos meus amigos contou-me que ouvira na televisão um presidente de câmara a gabar-se que a sua cidade era a “Melhor cidade para viver” e estranhou porque esta é a mensagem mais usada na comunicação do município viseense. Fui pesquisar e constatei que no passado mês de Abril a "Bloom Consulting", deu a conhecer o 3º “City Brand Ranking”, um estudo elaborado recorrendo ao cruzamento de dados estatísticos relativos a três áreas-chave: Negócios/Investir, Turismo/Visitar e Talento/Viver; contagem do número de pesquisas na “internet” tendo como alvo o município; avaliação da relevância das páginas oficiais; presença nas redes sociais - actividade e número de seguidores, para medir a força das marcas das cidades portuguesas.
O município de Lisboa foi, pela terceira vez, considerado o melhor do país para viver. Porto, Braga, Oeiras e Coimbra ocuparam os lugares seguintes. Na região Centro os primeiros quatro municípios foram Coimbra (5), Aveiro (10), Leiria (12), o município viseense foi 15º. Também a nível regional, Viseu obteve a posição 3 – Viver, 4 - Negócios e 5 – Visitar. 
Claro que cada estudo utiliza ferramentas e metodologias próprias, com suas virtudes e fraquezas mas, no dizer do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques, Viseu será, graças ao seu trabalho e da sua equipa,  a “Melhor cidade para viver”, para não confundir com a outra “Melhor cidade para viver” que o seu antecessor, Dr. Fernando Ruas publicitava e decorria de consultas de opinião, promovidas por uma associação de consumidores, na qual participaram cidadãos das localidades avaliadas. No estudo efectuado em 2011 apenas foram 3.055 os inquiridos.