EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20161024

Requalificação do "Parque de Santiago"


GIF via GIPHY
O "Parque da Radial de Santiago" já teve várias obras de requalificação, até já foi anunciado que iria ter uma praia fluvial urbana! e em 8 anos já foi dotado de vários equipamentos de que se destacam um campo de basquetebol de rua, um anunciado parque infantil que se revelou ser apenas um areal e uma cerca colorida, um conjunto de máquinas para ginástica, um "slide" infantil e uma pista de auto-diagnósticos de saúde. Também foram plantadas novas árvores e colocados bancos de pedra, mas continua subaproveitado.


GIF via GIPHY

Por esse motivo o executivo municipal aprovou na passada Quinta-feira um investimento de cerca de 342 Mil Euros no, futuramente denominado "Parque Urbano de Santiago". Trata-se apenas de um pré-anúncio porque o projecto deverá ser dado a conhecer em breve (talvez num evento organizado pelo Gabinete de Imagem e Comunicação). No entanto o presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques", adiantou que o projecto terá várias fases.
Finalmente o parque irá ocupar a margem direita do rio Pavia, como estava previsto e nunca foi explicado porque não se concretizou, à qual se irá aceder através de uma nova ponte e se poderá fruir de um "bosque natural". Na margem esquerda irão ser criadas novas área arborizadas, serão mesmo plantadas árvores de fruto, instalados jardins e relvados. Novos equipamentos destinados às crianças e áreas desportivas informais, completarão o parque com atractivos diversificados para todas as idades.
Os frequentadores do espaço sabem que existem problemas de drenagem das águas pluviais que por exemplo, tornam impraticável parte do caminho existente junto ao rio. Espera-se que os autores do projecto, elaborado por técnicos da edilidade, não tenham descurado este problema que tem vindo a ser minorado com a aplicação de areia nos locais mais enlameados.

Fonte: José Fonseca, "Diário de Viseu" de 2016/10/21