EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20161028

Novidades do Funicular


GIF via GIPHY

A via do "Funicular de Viseu" (Rua da Ponte de Pau e Campo de Viriato) tem sido um local de más recordações para muitos automobilistas, peões e visitantes da feira anual, onde os arquitectos e engenheiros da Câmara Municipal de Viseu, depois de expirado prazo de garantia da obra, continuam a colocar remendos, muitas vezes mal "botados".


GIF via GIPHY

Depois de há alguns dias operários da edilidade terem esticado os cabos de aço da vedação da via do "Funicular de Viseu", continuam os remendos. Um dos trabalhos que está e execução é a retirada dos pilaretes redondos, à direita de quem desce, para aumentar em cerca de uma quinzena de centímetros, a via destinada à circulação automóvel e contribuir para a diminuição do número de embates contra a vedação. Os tubos de ferro irão ser substituídos por outros de perfil plano, em forma de T para melhor resistirem aos choques e causarem mais estragos nas viaturas.
Outra novidade, esta destinada a contribuir para maior segurança dos peões, certamente a pensar nos acidentes ocorridos durante a realização da feira anual, é o prolongamento da vedação com a finalidade de diminuir, o espaço destinado às travessias que será exactamente igual à largura das passadeiras. Este remendo é bem "botado"!



GIF via GIPHY

No pavimento estão a ser "botados" mais remendos que de pouco servirão porque não é possível corrigir os erros do projectista que intervenções sucessivas têm tornado mais que evidentes. Ontem uma equipa de calceteiros, da Câmara Municipal de Viseu, esteve a reparar os problemas mais evidentes mas o "batuque" da lajetas mostra que em breve, novos remendos vão ser necessários.
Muito curiosa é a última imagem que mostra uma lajeta, coberta com areia que parece estar a esconder o facto de estar desnivelada... Deverá ser um remendo provisório? para evitar algum trambolhão!