EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160916

Os Novos Relvados Artificiais


GIF via GIPHY

Continuam as trabalhos no "Campo 1º de Maio" para substituição do relvado artificial, com 10 anos de utilização intensa e descuidado na manutenção. Nunca vi deitar água sobre o campo de jogos, embora um amigo me tenha garantido que pelo menos uma vez aconteceu...
Eram cerca de 13h00 quando os operários regressaram do almoço. Dois operários, com a ajuda de máquinas, estão a executar a recolha do "infill", borracha negra de enchimento e um terceiro estava a trabalhar junto à baliza do topo norte, talvez na calha de drenagem.
É um facto pouco conhecido mas quando nos campos é utilizada borracha reciclada de pneus, para enchimento, tais espaços podem tornar-se perigosos para a saúde, por contaminação por metais, como o zinco, o arsénio, o chumbo, o crómio e o cádmio. A borracha reciclada também contém hidrocarbonetos aromáticos policíclicos, que são mutagénicos e/ou cancerígenos. Ao longo da vida útil do relvado a degradação da borracha, dá origem à produção de outros químicos que são prejudiciais, quando respirados ou ingeridos, os maiores riscos são corridos pelos guarda-redes das equipas de futebol. Resta.nos desejar que os técnicos da Câmara Municipal de Viseu, ao elaborarem o "Caderno de Encargos", tenham levado estes aspectos em conta.
No "Campo de Futebol de 7" os trabalhos continuam para criar uma rampa de acesso, com entrada pela Rua Dr. Aristides Sousa Mendes, junto à "Pousada da Juventude".