EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160921

As Melhores da Feira Anual de 2016


GIF via GIPHY

Aspectos da "Porta de Viriato" da feira anual de Viseu e da nova "Praça de Viriato" em que se pode observar a medonha colocação de dois pórticos de meta (insufláveis) e o enorme camião publicitário que foi estacionado de modo a tapar a vista da "Cava de Viriato". Também a "Praça de Viriato" devido à estrutura pesada com que foi construída e ao local escolhido para a sua implantação, ficou igualmente a prejudicar  as vistas da cava, classificada em 1910, como "Monumento Nacional" e não merecia tanta falta de respeito. O dinheiro não devia ser tudo...


GIF via GIPHY

Os guerreiros do Viriato, enquanto durou a feira, tiveram que transportar "duas mochilas", já não chegava o facto de estarem mal armados...
O "Monumento a Viriato" (Mariano Benlliure,1940) recebeu uma cúpula que durante a noite fazia brilhar milhares de pequenas "luzinhas" brancas. A iluminação habitual esteve muitas vezes ligada de dia e de noite, a desperdiçar energia. 
O muito lixo que ficou no relvado, depois do apresentação de "Viver Viriato", um espectáculo teatral de rua, criado pelo "Trigo Limpo teatro ACERT/Tondela que apresentou uma marioneta gigante a interagir com actores, na noite de 28 de Agosto (Domingo), só foi recolhido no dia 31 de Agosto (Quarta-feira),


GIF via GIPHY

Como vem sendo habitual também este ano na feira foi possível adquirir várias pechinchas, sobretudo as cuecas de senhora, apenas 1 Euro e para os senhores, 3 "Boxers" por 5 Euros.


GIF via GIPHY
Ainda não sabemos, nem deveremos saber nunca, qual o número de feridos causados por entaladelas ou escorregadelas na via do funicular. Certo foi o maior cuidado da organização do evento que até utilizou, embora durante pouco tempo, cavaletes para sinalizar os perigos existentes no atravessamento da linha férrea.


GIF via GIPHY

As última imagens mostram ciclistas a circularem no recinto da feira, facto corriqueiro nas manhãs dos domingos, um feirante a deitar água no pavimento para fazer baixar a temperatura que chegou a ser quase insuportável (com tanta pedra é natural), uma de duas "ratoeiras" armadas junto à entrada da nova instalação sanitária e para terminar... uma tenda de campismo montada na Rua de Nª Sra. da Conceição, onde um dos feirantes pernoitou.
Muitas destas imagens são "pormenores" a rectificar futuramente. O Gestor da "Viseu Marca", associação cultural que pela primeira vez organizou o certame, Dr. Jorge Sobrado, "recolheu dezenas de lições para a próxima edição". A feira anual de 2016 teve a duração de 38 dias mas os feirantes, naturalmente desejavam continuar porque o negócio correu bem.
Uma vez que as atracções musicais, certamente cobrando boas "maquias", perderam a capacidade nos dias pagos, de atrair multidões e porque os números mais elevados de visitantes, foram registados, maioritariamente, em dias de entrada gratuita, talvez fosse boa ideia rechear o programa com mais "prata da casa"?