EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160920

"Acabar com as Cheias na Feira"


GIF via GIPHY

A edição de hoje do "Diário de Viseu" publica uma notícia, assinada por JF, com o título seguinte - "Autarquia instala colector para acabar com cheias na feira" (1). O texto refere que vão ser necessários cerca de 400 mil euros para evitar que em dias de muita chuva o degradado recinto, onde todas as Terças-feiras, se realiza a feira semanal fique inundado, obrigando à interrupção dos negócios e até à intervenção dos bombeiros. O projecto já estará pronto e em breve deverá lançado o concurso público. Estas "revelações" foram dadas a conhecer pelo presidente da câmara, Dr. Almeida Henriques, que ontem visitou a Escola da Ribeira, localizada junto à feira e informou que "espera que a obra seja lançada antes do fim do ano.", portanto ou as minhas fontes que indicavam existir maior celeridade (ouvia-se que seria logo a seguir o encerramento da feira anual), estavam erradas ou não houve capacidade para criar condições para a obra avançar antes do próximo Inverno. Mas há mais novidades e pouco agradáveis porque a "requalificação de todo o recinto da feira semanal que também serve de parque de estacionamento" e é atravessado por uma "Ecopista", estará prevista apenas para os próximos 3 anos. Na notícia, a ordenação do estacionamento automóvel, precede (será considerada mais importante?) a referência à melhorias das condições dos feirantes!
As obras necessárias terão de ser realizadas também fora do recinto localizado na margem esquerda do rio Pavia, como se comprova com a foto que ilustra o texto, obtida no exterior do recinto da feira semanal.
1- Seria mais correcto ter escrito - "Autarquia vai instalar..." porque até o trabalho se iniciar - "Muita água ainda vai correr debaixo da Ponte das Barcas.