EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160921

21 de Setembro - "Dia de São Mateus"


GIF via GIPHY "São Mateus", A. (Armindo) Ribeiro (Viseu), 1983

Vale tudo! a dita "Feira de São Mateus", em Viseu encerrou no passado dia 11 (Domingo) mas hoje é o "Dia de São Mateus" e Feriado Municipal, por esses motivos, às 9h30 realiza-se uma Missa Solene, seguida de Procissão, apenas à volta do "Complexo Paroquial de São José", porque a tradicional passagem pelo recinto da feira anual deixou de fazer sentido.

(...) "A Feira realizou-se inicialmente dentro da Cava de Viriato junto da Capela de S. Jorge, que ali havia em sítio que se ignora, porém, subindo D. Manuel I ao trono e pedindo-lhe a cidade de Viseu a confirmação da Carta dada por D. Duarte, pedindo-lhe simultâneamente “licença para ser feita dentro da cidade por coanto na Cava se faziam cousas de pouco serviço de Deus e nosso e de muita desonestidade” – razão porque havia já 4 anos, a feira não se fazia… D. Manuel deferiu o pedido e determinou que a Feira voltasse a fazer-se em dia de S. Jorge, como inicialmente – Carta de 30 de Abril de 1501.
Como porém a Feira se desenvolvesse a ponto de não caber dentro da cidade, por falta de logradoiros ou rossios, foi então, depois de 1510, transferida definitivamente para o Largo da Ribeira, então conhecido também por Campo de S. Luís e depois Campo de São Mateus.
(…)
Esta mudança coincidiu com a mudança da época da Feira, a qual passou a realizar-se na 2ª metade de Setembro a começar no dia 15. Também daí em diante passou a designar-se Feira Franca de S. Mateus, pois, este santo passou a ser o títular, e francos os três dias de 20 a 22 de Setembro, ou sejam o dia 21 – Dia de S. Mateus -, a véspera, 20 e o dia seguinte, 21 tradição que deverá manter-se." (...)

Dr. José Coelho "A Feira Franca de Viseu" in "Beira Alta - Arquivo Distrital", Volume XIX, Fascículo III (3º Trimestre) , Viseu 1960.