EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160824

Novidades da Feira


GIF via GIPHY
Pórtico luminoso da feira anual "Porta do Sol Posto"  - Brasão da Cidade de Viseu de 1863

Não é preciso ser bruxo para adivinhar que brevemente, o Dr. Almeida Henriques deverá anunciar que o número de visitantes da feira anual, agora que o certame entrou na segunda metade do calendário, aumentou significativamente e apregoar loas ao seu assessor e "Gestor da Marca Viseu" (Dr. Jorge Sobrado). Para os mais distraídos, a organização da impropriamente dita “Feira de São Mateus” que do patrono nada conserva, porque vai terminar no dia 11 de Setembro e a festa do santo continua a ser celebrada no dia 21, há muitos anos “reclamava”, receber “1 milhão de visitantes, ou mais”… Mas adiante! É muito provável que o número de 1 milhão, venha a ser ultrapassado se a chuva não vier estragar a festa. Não preciso de ir “feirar” para avaliar o aumento da afluência ao evento, basta passar junto ao largo da feira semanal e circular na Avenida de Salamanca e na Avenida da Europa.
Este ano fui surpreendido pela inusitada afluência à feira anual, nos dias de entrada gratuita. O aumento do preço dos bilhetes poderá estar na origem deste “fenómeno”. A antecipação da data do início do evento, certamente contribuiu para aumentar o número de visitantes, este ano a abertura foi no dia 5 de Agosto, em 2017 será no dia 4 por ser a primeira Sexta-feira do mês e assim sucessivamente, até chegar ao dia 1 de Agosto? 
O maior investimento e cuidado na programação nos dias de entrada gratuita, tradicionalmente pouco valorizados, também poderá ter sido uma boa decisão para fazer crescer os números. 
Uma outra inovação que terá maior reflexo no apuramento final, é a existência de 3 domingos em que a entrada é grátis! (não contabilizando o dia 11 de Setembro) “Dia do Encerramento” que por tradição foi sempre dia franco. 
Ainda há muito que “feirar” e várias noites vão ser dedicadas ao público mais jovem, em que a “Viseu Marca” (associação cultural sem fins lucrativos) apostou forte, embora os comerciantes possam ficar desiludidos com as vendas, o mais importante é facturar na bilheteira. 
Portanto é só esperar que o presidente da câmara faça a revelação, já esperada e que além do número de vezes que os torniquetes viraram e os vigilantes clicaram nos contadores manuais que discretamente utilizam, qual o número de bilhetes vendidos? Essa sim seria uma inovação, no mínimo, do tamanho da Sé!

P.S.;550 mil foi o número hoje revelado pelo presidente da câmara, no dia 23 de Agosto., preciso ler a notícia em papel para conhecer os pormenores.