EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160713

O Largo de Santa Cristina


GIF via GIPHY

O "Rossio de Santa Cristina" estava localizado à saída de uma das sete portas da muralha afonsina de Viseu (séc. XV), a porta do Senhor Crucificado ou de Santa Cristina, da qual ainda é possível ver os arranques do arco e o nicho na frontaria da Casa Senhorial dos Lemos e Sousa, localizada à entrada da rua da Árvore. Curiosamente existiram no antigo terreiro dois edifícios religiosos: uma ermida dedicada a Santa Cristina, mais tarde de invocação de Santo Amaro, muito antiga provavelmente medieval, junto à Igreja do Carmo e uma capela dedicada à mesma santa, localizada ao cimo da Rua da Regueira (Rua João Mendes/Rua das Bocas) que foi demolida em 1868, para possibilitar a abertura da nova estrada para Mangualde. O imponente cruzeiro de granito, actualmente sobre a rotunda que serve de cobertura ao parque de estacionamento subterrâneo, foi mandado erigir em 1563 pelo Cónego Henrique de Lemos.

Fontes:
"A cidade de Viseu nos séculos XVII e XVIII, Arquitectura e Urbanismo", Vol. I, de Liliana Castilho, Faculdade de Letras Universidade, 2012 ;
“PORTUGAL ANTIGO E MODERNO, DICCIONARIO...” de Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal, continuado por Pedro Augusto Ferreira. Lisboa, Livraria Editora de Tavares Cardoso & Irmão, 5 - Largo de Camões – 6, 1890.