EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160615

Enigmático Portal com Brasão Eclesiástico


GIF via GIPHY

Na Rua Augusta Cruz, próximo da Praça D. Duarte, existe um interessante e enigmático portal, “luxuosamente ornamentado”, ao estilo do barroco e encimado com um brasão eclesiástico que infelizmente está em mau estado de conservação e a ameaçar ruína. Curiosamente os motivos que decoram cada um dos pilares são totalmente diversos e não simétricos como habitualmente. Estranhamente o brasão ostenta uma tríplice tiara, chapéu reservado aos pontífices e as armas parecem ser duas chaves cruzadas, um outro símbolo papal, são adornadas com cordões e borlas. A quem pertenceria este brasão, será obra do século XVII ou XVIII?
No “Portugal Antigo e Moderno” de Pinho Leal, Lisboa  1890 é referido que a casa e os edifícios próximos pertenceram à família dos Abreu e Magalhães, Morgados da Santa Cristina. Nessa época o seu proprietário era o “negociante Perdigão” (José Perdigão, pai do Dr. Azeredo Perdigão, deputado na 1ª República, Presidente do Centro Federal Republicano da Beira Alta, Editor do jornal “A Beira”, Gerente do Banco Agrícola e Industrial Visiense e Presidente da Associação Comercial e Industrial de Viseu) que tinha feito muitas obras porque as casas estavam “em grande abandono e quasi em ruínas”.
Os periódicos “Liberdade”, “Districto de Viseu” e “Jornal de Viseu” eram impressos numa tipografia instalada num dos edifícios que no século XX foi propriedade de Gilberto de Carvalho (1904/1973) – jornalista,  Bispo da Igreja Evangélica Baptista e amigo de Aquilino Ribeiro.