EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160522

Visita Guiada ao "Festival Street Art"



Afortunados os participantes na visita guiada no "Comboio Turístico" aos trabalhos realizadas no âmbito do "2º Festival Street Art de Viseu", iniciativa âncora do evento "Tons de Primavera" - com objectivo de promover o "Vinho do Dão", porque pelo menos numa das visitas, tiveram como guia o Dr. Jorge Sobrado, ajunto do presidente da Câmara Municipal de Viseu, coordenador do Núcleo de Imagem e Comunicação e homem forte da associação cultural - "VISEU MARCA" que foi lançada ao mundo e com estrondo na tarde do dia 19 de Fevereiro.
Ocasionalmente assisti à apresentação do trabalho de Martinho Costa, na Rua da Ponte de Pau, classificado com um pintor tradicional de estúdio, muito afastado da "Street Art" e que apenas Viseu tinha o privilégio de contar com o seu talento, nas duas edições do festival já realizadas.
Por seu lado,  o italiano "BASIK" que tornou o evento "internacional", segundo o guia, seria o oposto porque vindo da ilegalidade, do "grafitti" o seu talento, acabou por merecer o reconhecimento devido e os seus trabalhos contribuíram para a aceitação dos artistas de rua no seu país natal.
Seriam pouco mais de três dezenas aqueles que integravam o grupo, com idades compreendidas entre os 70 e os 4 ou 6 anos que faziam companhia aos pais ou avós. Certamente o grupo deveria incluir alguns jornalistas convidados. Aparentemente a maioria não terá apreciado o vinho e terá dado primazia às artes.