EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160512

Festival Street Art - Pague 1 e Leve 3


A intervenção de Pedro Campiche, Akacorleone, no âmbito da 2ª edição do Festival Street Art de Viseu, prevista para o passadiço que liga dois edifícios do Centro Regional de Viseu da Universidade Portuguesa, na Rua Dr. Luís Nava. vem mesmo na hora certa porque a “ponte” de betão apresenta um aspecto bastante desagradável. Na edição em papel de hoje do “Diário de Viseu” a novidade tem como título – “Uma ponte inspirada na verdade do vinho e do conhecimento”  mas a versão digital é mais discreta. Ficámos a saber que na “ponte” vai ser inscrita a palavra latina “VERITAS” que vai ser um verdadeiro pague 1 e leve 3! Porque à palavra latina escolhida foram atribuídas 3 desígnios:  “da verdade do conhecimento; da verdade do vinho e lema da universidade.”  
“In  vino veritas”, em português será “No vinho está a verdade”, mas a expressão completa era: "In vino veritas, in aqua sanitas", afiançando que “No vinho está a verdade e na água está a saúde”. Os antigos romanos com isto queriam dizer que sob o efeito do  vinho (álcool) se perde a vergonha e se revela o verdadeiro carácter dos homens, já no que diz respeito à água não são necessárias explicações! Naturalmente este provérbio poderá ter origem na Grécia antiga, de cuja civilização os romanos foram os continuadores. 
Não será de fácil execução este mural, é muito provável que vão ser necessárias restrições à circulação automóvel, para preparar a superfície a pintar e executar em segurança, o mural que muito irá alegrar a frieza do betão e do granito dos edifícios da universidade.