EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160311

VISIT VISEU "Publicidade Enganosa"



A acreditar nas declarações do Dr. Jorge Sobrado que vem afirmando que a nova "página de turismo" "VISIT VISEU", representou um ano de trabalho, embora não tenha sido revelado o número de pessoas ocupadas e o horário cumprido, depois de apreciar com a alguma profundidade as funcionalidades e, sobretudo os conteúdos, salta à vista que deveriam ter demorado, ainda mais tempo ou ter contratado gente mais capaz... Aqui fica um exemplo de publicidade enganosa, mas há mais de que por enquanto vou guardar segredo!


As escavações arqueológicas efetuadas nos anos 80 do séc. XX na Praça D. Duarte foram um marco crucial na arqueologia da cidade. Na altura, colocaram-se a descoberto os vestígios de um edifício construído por volta do séc. VI, provavelmente relacionado com um edifício religioso. Este edifício, com três absides, assenta sobre estruturas de época romana tendo igualmente surgido muitos vestígios materiais do sécs. I ao IV. O piso do edifício era argamassado, e as paredes apresentavam vestígios de pintura. Nas proximidades das ruinas surgiram quatro sepulturas do séc. X/XI. (..)"

Quem ler esta pequena nota ficará convencido que vai poder aceder a um sítio arqueológico, escavado pelo Dr. João Luís Inês Vaz, mas vai ficar desiludido porque as "Ruínas Arqueológicas..." descobertas foram novamente soterradas e apenas na calçada, entre o passeio e o muro sobre o qual se ergueu o "Passeio dos Cónegos", foi executado um desenho na calçada para representar a planta dos edifícios achados. Da tabuleta informativa apenas resta a suporte! e por estes dias nem o desenho na calçada poderá ver porque se encontra debaixo de uma plataforma, mal amanhada que irá servir para fazer a representação de uma das estações da Via-Sacra, durante a próxima Semana-Santa.
P,S. : A Praça Luiz de Camões é a actual Praça D. Duarte