EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20160210

O "Solar dos Condes de Prime"



Brasões do “Solar dos Condes de Prime” - As duas composições são semelhantes, sendo o coronel de nobreza no primeiro brasão substituído por virol de barão no segundo. Partido: Cortado no Iº de Carvalho e Teixeira. e II - Loureiro. 
(MATTOS, Armando de - "O Tombo Heráldico de Viseu", Gaia, Oficinas da Sociedade Editorial Pátria - Lda, 1932, p.17 ) Fonte: “Solares e Brasões” [Ver]

O Solar dos Condes de Prime, na Rua dos Andrades, também conhecido como Casa do Cimo de Vila, foi.mandado edificar por José Teixeira de Carvalho e mais tarde passou por aliança de casamento para a família dos Condes de Prime. A construção é apalaçada ao gosto do séc. XVIII, com rés do chão e primeiro andar. Possui dois corpos simétricos separados por uma pilastra e uma capela anexa, do lado sul, dedicada a Santo António. A capela que foi mandada fazer em 1748 por Manuel Teixeira de Carvalho, irmão do primeiro dono da casa, tem um retábulo joanino de talha dourada, o tecto pintado de perspectiva e as paredes estão revestidas de painéis de azulejos, com cenas da vida  do santo. A fachada tem dois portais brasonadas e as janelas possuem elegantes molduras e aventais de granito. As paredes do átrio e as escadarias estão revestidas de painéis de azulejos, com cenas de caça. Foi nesta casa que ficou alojada a rainha D. Amélia quando em 13 de Junho de 1894 visitou Viseu. Património Municipal, o solar é hoje ocupado parcialmente pelo Conservatório Regional de Música de Viseu, Dr. Azeredo Perdigão e serviços.

Fonte – “Monumentalidade Visiense” de Júlio Cruz e Jorge Braga da Costa"[Ver]