EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20151119

"Nova Vida no Mercado 2 de Maio"



A primeira imagem mostra a estrutura metálica da cobertura da tenda que está a ser montada no Mercado 2 de Maio, obra infeliz do Arqº Siza Vieira, para a realização do "Mercado de Natal". Um dos objectivos da câmara municipal é dar "Nova Vida no Mercado 2 de Maio" e por esse motivo decidiu lançar um concurso de ideias, com o objectivo de dotar o espaço de uma cobertura para o transformar num local de eventos. No passado dia 22 de Outubro foram conhecidos os 3 projectos vencedores e iniciado o debate público. Pretende a autarquia converter a praça projectada por um grande arquitecto, cujo traço ninguém se atreve a contestar mas que é de pouca utilidade - (..)"numa âncora de desenvolvimento do centro histórico", utilizável durante todo o anos sem dependência das condições atmosféricas."(...)
Os projectores vencedores ficaram assim ordenados: 1º classificado - João Pedro Coelho Loureiro, 2º classificado - Machado + Braga Macedo Arquitectos e 3º classificado - Domitianus - Arquitura. É intenção da edilidade que pretende retirar os automóveis do centro histórico, construir um parque de estacionamento subterrâneo, para cerca de 100 viaturas em dois níveis, no piso superior do mercado. É expectável que a escavação seja uma tarefa complicada mas não me parece que a avaliação do custo/benefício, preocupe a câmara municipal porque será expectável que grande parte dos custos da futura intervenção que poderá arrancar até 2017, venha a ser financiada no âmbito do “Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano de Viseu” que a autarquia candidatou ao PORTUGAL 2020.
No próximo dia 20 (Sexta-feira) às 18h00 irá realizar-se a segunda segunda sessão do debate público na Associação Comercial (Rua da Paz).