EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20151127

"A cidade-jardim tem uma luz especial"




"A cidade-jardim tem uma luz especial a partir desta noite. A luz do Natal! Muitos viseenses e amigos participaram da inauguração da temporada no Rossio, ao princípio da noite. Viseu é a melhor cidade para viver o Natal!"
Facebook do Município de Viseu

A Câmara Municipal de Viseu aproveitou os pórticos luminosos da feira anual e com as devidas adptações, mais umas estrelas e letreiros com votos de "Boas Festas", decorou três rotundas sem gastar muito. No Alto de Abraveses foi utilizada a "Sé Catedral e o Museu Grão Vasco", a rotunda da Quinta da Carreira (Estrada do Sátão), reciclou o "Arcos dos Melos"/"Porta do Soar de Cima" e na rotunda da Praça Paulo VI (Estrada de Coimbra), foi colocada a decoração da "Porta dos Cavaleiros". A rotunda de Abraveses foi a mais favorecida, apesar do motivo ter sido utilizado em 2014 e 2015 na "Porta de São Mateus" da feira anual e em 2014 ter enfeitado a rotunda da Praça Paulo VI. Os outros dois arcos decorativos são banais e de pouco efeito.
Apesar dos papagaios de papel (estrelas ou pipas no Brasil) não serem tradicionalmente usados como decorações na quadra natalícia e de ano novo, são a par da bola gigante de árvore de Natal, instalada no Rossio dos elementos mais interessantes das decorações de algumas ruas e praça da "Melhor cidade para (tudo)". Os "papagaios" multicolores e a tremeluzir alegram a Rua Formosa e a Rua da Paz. A restante decoração é banal, anjos mais ou menos estilizados de asas abertas, ou tocar trombetas. As bolas brancas utilizadas na Rua Direita e na Rua do Andrades, nem merecem comentários, nem fotografias!
Depois das reacções negativas ao "Presépio de Luz" instalado no Rossio no ano passado, a edilidade resolveu montar o presépio tradicional, com figuras de barro, estábulo de alvenaria e fez muito bem em retomar a tradição e mesmo ao lado inovar,  com a "Bola gigante" do "Pinheiro do Natal".