EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150917

Tintureira - "Phytolacca americana L."



Tintureira - "Phytolacca americana L."
Planta herbácea com carácter invasivo que pode atingir 2 a 3m de altura é originária da América do Norte. Apesar de ser uma planta tóxica é usada na medicina tradicional mas muita cautela e apenas com orientação especializada. Partes da planta são usadas como anti-inflamatório, anti-reumático e até anti-cancerígeno. As raízes são perenes, os caules quadrangulares, estriados verdes e depois avermelhados. As folhas são grandes, alternas e com o pecíolo curto. As partes aéreas da tintureira morrem no final do Outono e o caule avermelhado poderá ser tomado como um sinal de perigo. As pequenas flores, com 10 estames, formam cachos horizontais de flores brancas que podem atingir 20 cm de comprimento. Quando os frutos amadurecem são pequenas bagas negro-purpúreas.
Outros nomes comuns da tintureira são: Fitolaca, Cachos-da-raposa, Erva-da-América, Uva-da-América, Erva-dos-cachos-da-Índia, Uva-dos-passarinhos e Vinagreira.
Planta identificada e artigo escrito com a ajuda do blogue "As Minhas Plantas" [VER]