EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150916

O "Viriato" Completa Hoje 75 Anos



Entre 1929 e 1934 as receitas das bilheteiras da feira anual de Viseu no "Dia de Viriato, foram destinadas à angariação de fundos para erigir um monumento ao heróico chefe dos lusitanos. A ideia germinara na cabeça do Dr. José Coelho, arqueólogo e vereador que oficialmente e pela primeira vez em 1914, a apresentou à Câmara Municipal de Viseu mas apenas foi concretizada em 16 de Setembro de 1940, graças ao empenho do Capitão Almeida Moreira que foi decisivo na escolha do projecto do escultor espanhol Mariano de Benlliure, a viver em Viseu para fugir à Guerra Civil que grassava na sua pátria, Almeida Moreira não chegou a ver o fruto do seu labor, porque faleceu em 18 de Dezembro de 1939.
O Dr. Almeida Henriques cumpriu, apenas em parte, o que prometeu na Assembleia Municipal realizada no passado dia 20 de Abril -  e o "Monumento a Viriato" irá continuar iluminado depois de encerrada a feira anual. No início do evento o "Viriato" mais parecia uma discoteca [VER], felizmente o mau gosto que era notório foi notado e os holofotes foram substituídos, agora o conjunto escultórico está banhado com luz branca, fria e azulada. A opção colocar os projectores nas costas e nas laterais das esculturas não me parece resultar bem mas, antes mal iluminadas do que às escuras (?) As fotos foram obtidas quando caia uma forte bátega de água, logo que possível prometo ir recolher novas imagens.