EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150803

"Feirar à Lupa", Aceitei o Convite e...



Recebi na minha caixa do correio há poucos dias a segunda edição da publicação trimestral - "Viseu Revista Municipal". No editorial entre outros temas o "Núcleo de Imagem e Comunicação do Município de Viseu" escreve sobre a grande feira que "se renova e prepara para a sua edição número 623!" e fui "espreitar...":
Na página 14 são descritas as principais novidades e apresentada a "nova atitude! 'Feirar Está-nos no sangue'", em letras amarelas sobre fundo vermelho carmesim, cores da moda. Na página 16 - "Feirar à lupa" começa por afirmar-se que este ano se realiza a "Edição nº 623 (sem interrupções)". Naturalmente esta inverdade assumida é destinada a enganar o público e deste modo tentar angariar mais visitantes. Os estudos sobre a "Feira Franca de Viseu (São Mateus)" comprovam que o evento teve o seu início em 1501 e até 1509 se realizou dentro das muralhas da cidade, em vários rossios. A partir de 1510 passou a realizar-se no "Largo da Ribeira" (Campo de São Luís/Campo de Viriato) - para abreviar aconselho ler [LER] (lamento o roubo das fotografias que prejudica os leitores e mostra o pouco que valem os meus detractores). Na própria revista da feira de 2014 era referido que "(..) A Feira de São Mateus foi suspensa ou adiada algumas, vezes no século XIX, devido a medidas sanitárias (...)".
Logo de seguida pode ler-se "850 mil entradas, 330 mil visitantes (em 2014)", estranhamente ou talvez não, porque - "Quem faz um cesto, faz um cento", o número de entradas em 2014 divulgado pela Gerente executiva da EXPOVIS, Vereadora da Cultura Dr. Odete Paiva, foi apenas 800 mil, muito longe do objectivo do presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, que apontava para 1 milhão! Continuando a leitura "à lupa" - "330 mil visitantes (em 2014)", confesso que fiquei baralhado com  o significado deste número - será o número de entradas sem pagamento de bilhete?
E a página nº 16 encerra com a referência "humorística!" ao saco de boxe que esteve na apresentação da feira, onde "quem gosta de dizer mal da Feira, poderá descarregar as suas frustrações e ... começar de novo!" Na referida apresentação, pela colocação do saco e das luvas de boxe, à entrada da mini-feira montada para evento e pelo tom de voz usado pelo apresentador (Dr. Almeida Henriques) o humor, pareceu-me mais ser um afrontamento.