EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150423

Nascimento de D. Afonso Henriques




“Se, para injusta fama dos seus créditos intelectuais, começou a cantar-se do marechal de La Palisse que um quarto de hora antes de morrer estava vivo, uma tal aleivosia, após tantas e não coincidentes opiniões sobre a localidade do nascimento de D. Afonso Henriques, não deveria ser pensada de quem, para formular a sua, tomasse como ponto de partida a incontestável verdade de que sua mãe o deu à luz onde ela, quando ele nasceu, se encontrava. É daí absolutamente que eu parto: toda a preocupação deste trabalho está em sabê-lo.” (...) - Opiniões – p.. 7

“A matéria deste capítulo pode condensar-se no seguinte:
Os fulcros da averiguação que com este estudo se pretende são dois: a altura do ano em que nasceu D. Afonso Henriques, a qual só pode ser Julho – Agosto de 1109; e a presença de D. Teresa, sua mãe, então em Viseu. A primeira circunstância não deve oferecer qualquer dúvida – se não quisermos arredar as indicações da época, o que julgo ninguém pensará. Da segunda é prova todo este estudo.” (…) – Resumo do Capítulo III – p. 48

“Viseu, Agosto de 1109, Nasce D. Afonso Henriques”
Autor - A. de Almeida Fernandes 
Prefácio – Prof..ª Doutora Maria Alegria F. Marques
Fixação de Texto e Índice – Prof. Doutor João Silva de Sousa
Editor – SACRE/Fundação Mariana Seixas, Ranhados, Viseu
Data da Edição - Março de 2007