EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150302

A "Cava de Viriato"


A Câmara Municipal de Viseu editou um calendário para 2015, com duas fotografias antigas, "reproduções" de bilhetes postais da "Cava de Viriato".
O  texto seguinte está impresso nas costas dos meses do segundo semestre:
"Monumento nacional (1910) com planta poligonal, constituído por oito taludes em terra e respectivos fossos. Fortificação associada por tradição erudita durante o século XVII, às lutas entre Viriato e os Romanos, é hoje atribuída por diversos especialistas à Alta Idade Média. A hipótese de que a Cava configurará um projecto inacabado de uma nova cidade tem vindo também a ser considerada".
O autor do pequeno apontamento poderia ser mais breve se escrevesse - um octógono! Certamente muitos não serão capazes de identificar o período da História designado por - Alta Idade Média, os séculos entre a queda do Império Romano do Ocidente (476) e o ano 1000, que correspondem à formação e estruturação do feudalismo. Para um texto destinado ao público em geral, seria mais apropriado indicar a época das invasões árabes e Almançor, "O Vitorioso, 939 - 1002) como provável responsável pela edificação da fortaleza. Quanto à tese de a obra não ter sido terminada, está em contradição com as fontes conhecidas. Aliás a placa informativa existente na "Cava de Viriato", visível na foto do cabeçalho do blogue é bem mais esclarecedora sobre a crível origem da cava [ler].


Bilhete Postal, Editado por A. Malva, Rua da Magdanela, 23 - Lisboa (Nº 1477 - PORTUGAL - VIZEU - Cava de Viriato. Circulado com marca postal de 1 de Dezembro de 1912.