EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20150107

Funicular a "Custo Zero", a Prazo?


Ainda não fui capaz de compreender como poderá o simples anúncio de um concurso público com o objectivo de assegurar a operação, manutenção e condução do "Funicular de Viseu - "consubstancia logo em si uma poupança" (...) "que vai permitir reduzir os custos com o funicular em 20 por cento", como alegou o presidente da câmara municipal, Dr. Almeida Henriques, no passado dia 30 de Dezembro. Não será necessário depois de publicar o anúncio do concurso, aguardar as propostas e depois do prazo expirado, fazer o estudo técnico e financeiro das eventuais propostas, apurar qual o vencedor, divulgar os resultados e finalmente fazer a assinatura do contrato?
Outro medida anunciada mas que ainda não saiu do papel foi a necessidade de emissão de bilhete, embora a custo zero, garantido durante o corrente ano. Esta medida irá permitir o apuramento real do número de utilizadores do ascensor e servir, talvez para preparar os utentes para cobranças futuras. As máquinas de venda de bilhetes e os torniquetes também irão necessitar de manutenção, as bilheteiras até utilizam consumíveis...
Nos 5 anos de funcionamento do funicular já foram gastos cerca de 1.500.000 euros que bem poderiam ter tido muito melhor uso.