EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141108

"Funicular na feira bate recordes"?


O funicular vazio à espera dos passageiros para subir até à Sé

 O funicular durante o dia

“Recorde - Que ultrapassa o que foi feito” in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [ligação
O "Jornal de Notícias", parceiro privilegiado da organização da Feira de “São Mateus” tem vindo a publicar todos os dias, como o patrocínio da EDP, notícias ou pequenas reportagens sobre o evento (?!) . Na passada Quarta-feira (21 de Agosto de 2014) deu à estampa um curioso texto assinado por Sandra Ferreira, com o seguinte título – “Funicular na feira bate recordes”, ora acontece que a jornalista desconhece o significado de “record” ou “deixou-se levar” pelo “Gabinete de Comunicação do Município” (Gabinete de Imagem e Comunicação,  cujo coordenador é o Dr. Jorge Sobrado, também assessor da presidência). O Funicular de Viseu foi "aberto" em 25 Setembro de 2009 [ver], depois de gorada por falta de segurança, a entrada em funcionamento no dia 14 de Agosto de 2009, dia da abertura do evento que contou com a presença do Presidente da República, Prof. Aníbal Cavaco Silva. Facto que em muito terá desgostado a organização e a câmara municipal. O presidente da câmara, Dr. Fernando Ruas, contou com  “O ovo no cu da galinha” porque na sua habitual mensagem de abertura do “livro” - “Programa Oficial da Feira de São Mateus”, anunciou como “grande novidade, neste ano, nesta edição, um meio mecânico, não poluente, a abraçar a zona ribeirinha e o portentoso complexo arquitectónico da Sé. O que se passou a seguir foi verdadeiramente anedótico, colocaram chapas de ferro a cobrir a linha enquanto durou a feira. Logo no dia seguinte ao encerramento do evento (22 de Setembro) aconteceu um acidente de que foi vítima um transeunte que teve de receber tratamento hospitalar. Por razões de segurança, aconteceram vários acidentes envolvendo peões [ver], o funicular durante o período em que decorria a feira e as entradas eram pagas cumpria um horário reduzido em 7 horas porque encerrava às 13 e não às 20 horas Porém este ano a organização decidiu “arriscar” e alargou o período de funcionamento das 20 até às 24 horas, embora a abertura tenha sido adiada das 8 para as 10 horas. O novo horário é o seguinte: nos dias de entrada livre das 10 às 24 horas, dias entrada paga das 10 até às 14 horas.
Portanto não é preciso “canudo” para saber que não é correcto escrever - “bater recordes”, quando não se comparam factos iguais, por exemplo no caso duma prova de  atletismo é sabido que todos os atletas terão de cumprir o mesmo percurso e em condições de igualdade. Portanto Sandra Ferreira que recolheu os dados, comparou o que não é comparável. 
Tendo em conta este “sucesso” e segundo fonte citada como pertencendo à autarquia a notícia revelou que “na próxima edição, o funicular deverá circular todos os dias, com a possibilidade de as carruagens partirem logo que estiverem cheias, sem estar sujeitas a horários, com uma paragem no recinto. Para haver controlo das entradas, nos dias pagos, o bilhetes deverão ser comprados a bordo”. Quanto à primeira alteração já acontece, durante todo o ano mas esporadicamente e justifica-se inteiramente porque as viagens são espaçadas entre os 15 e 30 minutos. Já no segundo caso é bom lembrar que terão de construir um “apeadeiro”, com pelo menos uma escadaria e uma rampa que irá atravancar ainda mais a Rua da Ponte Pau porque as portas das carruagens ficam a mais de um metro acima do solo.
Até agora felizmente ainda não há conhecimento de nenhum acidente mas o perigo espreita, os “guarda freios” necessitam de estar, ainda mais atentos e fazer maior uso da buzina. 

Artigo publicado a 8 de Agosto de 2014 cuja foto "desapareceu"... mas depressa arranjei outras!