EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141110

A "Feira Em Revista"


A imagem acima foi denunciada e interdita qual teria sido o motivo invocado? desrespeito aos direitos de autor ou pornografia? 


Graças ao meu arquivo está de volta, e o texto publicado em 10 de Agosto de 2014 seria assim tão incómodo?

A Feira de "São Mateus" trouxe várias novidades e uma delas foi uma pequena publicação de 48 páginas, elaborada com o propósito de ser uma "revista com qualidade da feira e da cidade". São várias as diferenças e as semelhanças, em relação às publicações editadas em anos anteriores ("livros") . O facto do cartaz oficial do evento não figurar na capa é uma inovação, mas no mau sentido porque não referencia claramente o evento, a cidade e o país - o logotipo oficial da Feira de São Mateus é minúsculo. As páginas dedicadas à publicidade são menos numerosas, todas ocupam uma ou duas páginas, mas a publicação também é menos volumosa, por exemplo o "livro" da feira de 2002 tinha 148 páginas e mais de metade eram publicidade paga, alguns anúncios ocupavam um oitavo de página. Nos anos mais recentes o programa era editado à parte mas a capa era sempre o cartaz. A nova publicação tem um grafismo moderno e abandonou o formato de pequeno livro para passar a ser uma "revista". As triviais mensagens do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques e da Gerente da EXPOVIS/Veradora da Cultura, Drª Odete Paiva, não podiam faltar. A revista é mais pobre, em termos de artigos relevantes sobre a história da feira e  instituições ou personalidades visienses. Publicam-se algumas pequenas "curiosidades" históricas sobre a feira e naturalmente procura-se promover o certame e outros eventos organizados pelo município. Conhecendo bem a maneira de trabalhar do Gabinete de Imagem e Comunicação é natural que tenha sido publicada uma extensa entrevista, ocupando 5 páginas ao Dr. Almeida Henriques. As últimas 7 páginas foram reservadas para o programa oficial que muitas vezes é pouco esclarecedor, sobre a natureza dos espectáculos. Pelo menos vinte páginas  são inteiramente são ocupadas por publicidade privada, institucional da feira e do município. O anterior modelo tinha mais publicidade e muitos anúncios de meia página ou mais pequenos ainda. A nova publicação teve a coordenação editorial do Gabinete de Imagem e Comunicação do Município, nota-se o estilo do Dr. Jorge Sobrado. 
Curiosamente e apesar de se continuar a afirmar, erradamente, que este ano ocorre a "Edição nº 622ª ", na página nº 23 pode ler-se "(..) A Feira de São Mateus foi suspensa ou adiada algumas, vezes no século XIX, devido a medidas sanitárias (...)". Houve mais anos sem feira anual em Viseu [ver] pelo que o número indicado está incorrecto e não deveria ser utilizado na propaganda.

Nota: O Viriato foi representado sem a sua falcata ibérica que já foi roubada várias vezes mas garanto que ainda hoje o vi armado. Já os seus companheiros esses estão há muito tempo mal equipados, com as adagas inutilizadas e sem as pontas das lanças.