EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141001

Recordando a Feira de "São Mateus"

"OS AMIGOS DA FEIRA", não conheço, nem ouvi falar mas deverão ter sido a meia dúzia de patrocinadores e mais aqueles que pagaram para terem os seus produtos em regime de exclusividade na Feira de "São Mateus". Porque: "Quem mais dá mais amigo é ?"
 
Na feira  anual que este ano encerrou no dia 14 de Setembro, era possível encontrar várias iguarias tradicionais da região de Viseu, como por exemplo o "Porco no Espeto"...

Vidros abandonados no Campo de Viriato local onde desde 1511 se realizava a "Feira de São Mateus"

Restos de mobiliário e da cobertura de uma das 30 tascas e restaurantes

A maior de todas as inovações introduzidas este ano na feira anual de Viseu foi ter encerrado no dia 14 de Setembro de 2014, embora  o "Dia de São Mateus" tenha sido celebrado uma semana depois a 21 de Setembro. Muitos feirantes apressaram-se a desmontar as suas barracas ou divertimentos para irem trabalhar para a "Festa de São Mateus" que se realizou, na Vila de Soure (Coimbra), de 18 a 23 de Setembro [ver] mas também poderão ter ido para "A maior romaria do Alentejo", em Elvas de 20 a 28 de Setembro, onde igualmente se festeja o São Mateus no dia 21 [ver]?
Ter-se à perdido uma tradição mas há outra que continua a ser preservada pela EXPOVIS. Naturalmente que vou referir mais uma vez a falta de limpeza do recinto, que não acredito aconteça nos certames que indiquei e ainda o corriqueiro atraso na desmontagem das barracas da câmara municipal, tradicionalmente apenas as das enguias que mais de duas semanas depois de terminado o evento ainda não foram totalmente desmontadas. a que este ano se veio juntar o inovador pavilhão - "Viseu Lounge" que apenas foi esvaziado do conteúdo e continua a estorvar a passagem.