EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141003

O "Provedor do Funicular" e Não Só...


Esta caixa de visita da rede de saneamento do recinto da feira anual de Viseu tem sido uma constante dor de cabeça para os "Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Viseu", agora "Águas de Viseu". Encerrada a feira, voltou a ser necessária a intervenção do pessoal técnico mas o problema é crónico e complicado de resolver porque as manilhas deverão passar debaixo do fosso técnico do "Funicular de Viseu" e a resolução definitiva do problema deverá obrigar à substituição da tubagem. Até esse trabalho ser executado, muitas vezes terão ainda de voltar com o compressor e a bomba, limpa fossas, para desobstruir a passagem dos esgotos. A lages de granito não são de imediato recolocadas porque o pessoal não pode perder tempo e amanhã ou depois teriam de levantá-las outra vez [ver].
O "stand" onde esteve instalado o espaço "Viseu lounge", às 12 horas continuava sem qualquer sinal de que iria ser desmontado em breve. A carruagem ascendente do "Funicular de Viseu", transportava 3 passageiros mais o guarda-freios e na descendente apenas vislumbrei a guarda-freios.

Uma das grelhas de escoamento de águas pluviais no fosso técnico do funicular

Pormenor do lixo que entope parcialmente uma grelha do sistema de drenagem de águas pluviais, localizada na "Calçada de Viriato"

O vereador dos Transportes e Comunicação é João Paulo Gouveia que certamente desconhecerá esta vergonhosa situação que se esconde nas entranhas do "Funicular de Viseu", mas não duvido que saiba os "rios de dinheiro" que custa o funcionamento e a manutenção do ascensor que tem uma reduzida taxa de utilização. Com a chegada do Inverno o número de utentes baixa imenso e nos dias de chuva ainda mais. Já que não existe coragem para desmantelar o equipamento, pelo menos prestem mais atenção às suas condições de funcionamento: reparação e limpeza exterior das carruagens, reparação de danos na pintura ou "batidas" nas carruagens, limpeza dos carris, do fosso técnico e atempada reparação da vedação de protecção da linha. Penso que não será "pedir" demasiado...

Reparando mais uma vez a vedação do funicular