EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20141013

O "Campo de Viriato" e a Feira



(...)"A implantação das estruturas efémeras que a compõem foi definida em quatro áreas distintas:
2 A área a norte em cubo de granito 11x11, foi estruturado com faixas de lajeado de granito distanciadas de 16 em 16 metros, permitindo a implantação dos elementos de menores dimensões ao longo do seu comprimento, alinhados "costas" com "costas", deixando nas traseiras uma espécie de corredor técnico e na frente a área de circulação. As infraestruturas nesta zona prendem-se com os negativos em betão para a colocação de postes onde passam os cabos eléctricos e telefones que alimentam os diversos pontos de venda e algumas ligações de água e esgotos. Todas estas infra-estruturas são acessíveis a partir de tampas amovíveis revestidas a granito incluídas nas faixas descritas anteriormente. Os postes servem também para o suporte da iluminação decorativa." (...)

Risco - Projectistas e Consultores de Design. S.A., in "Espaço Público da Feira de São Mateus/A Obra", Viseu Julho de 2005, Capítulo dedicado ao "Projecto".

Entre os vários objectos que ficaram "esquecidos" sobre calçada do "Campo de Viriato", permito-me mais uma vez destacar o estrado de madeira de uma das barracas da feira anual de Viseu, que se recusa a ser efémera ou está a marcar lugar para 2015 (!?) porque apesar da feira ter encerrado, oficialmente no dia 14 de Setembro de 2014, ainda não foi removido mas o espaço voltou a ser como anteriormente, fora do período da feira, aquilo que já era antes das vultuosas obras - um parque de estacionamento, com muito maior capacidade e não o prometido - "(...) Espaço Público de S. Mateus (...) uma nova centralidade, a norte da cidade de Viseu, destinada à fruição dos Viseenses que aí encontrarão, um espaço de lazer, de estada e de convívio e de animação, liberto de trânsito automóvel, dotado de comércio, serviços, restauração, e preparado também, para a realização de grandes eventos desportivos, musicais e culturais (...)"1. A não recolha do pavimento da barraca, além de ser uma grande manifestação de desleixo, está a roubar espaço para o estacionamento de 2 automóveis. Felizmente o espaço é muito vasto. Quanto à calçada, às tampas de granito, aos postes e às faixas de lajeado referidas pelo gabinete de projectistas, que com a coordenação do arquitecto Manuel Salgado "requalificou" o recinto da feira para vir a ser "(...) um espaço público de qualidade e de usos múltiplos (...), aqui fica uma amostra que não é exaustiva e não estranhe porque na "Melhor cidade para viver", existem outras situações incómodas.
Portanto não se deve considerar a feira anual encerrada porque ... "Até ao lavar dos cesto, é vindima!"

1 - Publicação citada no capítulo - "Multifuncionalidade" da autoria da VISEUPOLIS.