EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140916

Balanço da Feira de "São Mateus"


Na Feira de "São Mateus" foi este ano e pela primeira vez instalado um sistema automático de contagem do número de entradas. Nas portas principais (São Mateus, Viriato, Sol Posto e Ponte de Pau) a contagem foi realizada por torniquetes, nas entradas secundárias e de serviço (São Mateus, Pensão e Ponte do Centro Comercial *) os vigilantes utilizaram contadores manuais para completar os números obtidos nos torniquetes. Seguindo esta metodologia o número total de entradas foi de 800.000, bastante longe da estimativa de "um milhão ou ainda mais", apregoado pelo Sr. Jorge Carvalho mas que durante a gestão do Dr. José Moreira, já tinha sido verificado não ter correspondência com a realidade. O dia de maior enchente foi o dia 10 de Agosto, com 22.000 entradas **, provavelmente motivadas pela realização de um programa itinerante de cariz popular e de grande audiência, organizado por um canal de televisão privado e transmitido em directo. Nos dias 16 de Agosto (Tony Carreira) e 23 de Agosto (Xutos & Pontapés) o número de entradas, esteve próximo de 20.000. Nos dias em que não se realizavam, no "Palco Viriato" espectáculos de maior notoriedade e as entradas eram livres, a média foi sempre superior a 17.000. Estes números poderão significar que o investimento em "grandes nomes" não fez aumentar significativamente o número de entradas, o preços dos bilhetes 2.5 € no dia 10 e 7€ euros nos dias 16 e 23 de Agosto, poderá explicar os resultados apurados. Estes números constam duma notícia, assinada por Sandra Ferreira, publicada no "JN" de 15/09/2014 (Segunda-feira) patrocinada pela "Feira de São Mateus" e por uma grande empresa de energia. Acontece que tal como o São Mateus, "Padroeiro dos Contabilistas", também aprendi contabilidade e sempre lidei com números exactos. O número 800.000 é certamente também um número aproximado, será por defeito ou por excesso? neste caso pouca diferença fará. Mas fui fazer as contas e dividindo 800.000, pelos 38 dias que durou o evento apurei que a média diária de entradas terá sido um pouco mais de 21.000, número que se aproxima muito do máximo registado e indicará a existência de um lapso nas declarações atribuídas ao Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Dr. Almeida Henriques. Aliás considerar que o número apurado de 800.000 entradas, andou perto de um milhão é no mínimo estranho. 
A mesma notícia adianta que no próximo ano haverá um dia especial dedicado ao emigrante, "com uma grande festa" e um "festival de rock", para o público mais jovem a realizar no último fim-de-semana da feira. O palco voltará a andar em bolandas e irá retornar para junto do rio Pavia, facto que só será possível com uma grande remodelação a efectuar no Campo de Viriato.

* O número de entradas pela "Ponte Pedonal Híbidra Compósita" considerado diminuto, não foi controlado.
** O recordista da feira continua a ser Marco Paulo que na década de 1980 levou a feira 40.000 pessoas. Número que dificilmente será superado pela banalização dos concertos e pela exiguidade do actual recinto.