EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140820

"Pescarias" no Rio Pavia

Este jovem estava ontem a pescar, por puro divertimento no Rio Pavia, os peixes eram logo devolvidos à agua suja. O moço gostaria de apanhar um pimpão, peixe vermelho da família das carpas, mas esses não morderam o isco, pelo enquanto fiz companhia ao pescador. Quando era da idade dele tinha um gato que mal me via pegar na cana, vinha logo a correr porque sabia que era peixe apanhado, peixe devorado. Nesse tempo não havia no Pavia peixes exóticos mas barbos, bogas, "asas-vermelhas" e enguias. As trutas já tinham sido extintas devido à poluição das águas.

Esta perca (juvenil com aprox. 10 cm) foi a maior que o rapaz pescou enquanto estive com ele. Este bonito peixe é um voraz destruidor da restante fauna. Muito pescadores detestam estes peixes que além de terem imensas espinhas, possuem dentes afiados que podem cortar as linhas e sobretudo porque comem os ovos de outros peixes e as crias pequenas, o único que lhe dá luta é o achigã que se alimenta dele mas não existe no Rio Pavia.


A recolha de algas com um camaroeiro não é pesca mas evita que o rio fique verde, como sucedeu em 2011 [ver] e 2012  [ver] ou até vermelho em 2011 [ver].