EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140816

Estão Desfeitas As Dúvidas...

O antigo olival sobre a Cava de Viriato, o passadiço e Viseu ao fundo

A montureira continua mas levaram o bidão e os plásticos

Máquina a varrer a Rua dos Plátanos e um trabalhador municipal a soprar as folhas, o pó e o lixo

O "Lago da Cava" depois de limpo à pressa por dois trabalhadores do município

O pessoal da município abandona a cava depois de cumprir as tarefas que lhe foram destinadas

Estão desfeitas as dúvidas.. a "Cava de Viriato" está incluída nem poderia ser de outro modo, no itenerário das visitas guiadas designado por - "Mercados no tempo da Cidade 2000 anos de comércio". Hoje pessoal do município procedeu à limpeza do "lixo" existente em vários locais do monumento. Fiquei com a sensação que a limpeza foi coordenada pela empresa privada que organiza as visitas. A primeira visita está marcada para amanhã, com início às 18H00 na Praça D. Duarte.
Tudo começou assim. Casualmente cruzei-me com uma camioneta da câmara e reparei que transportava um bidão podre e enferrujado e uma vez que a viatura estava a sair da Rua dos Heróis Lusitanos, e dirigia-se para a Avenida da Bélgica, pensei logo que finalmente poderiam andar a limpar a cava. Naturalmente que fiquei curioso e fui verificar. Ao passar no início da Rua dos Plátanos e ao avistar a máquina de varrer, fechei os vidros do meu automóvel para não entrar o pó e segui pela Rua do Coval e Rua dos Heróis Lusitanos, até ao local da montureira. A minha suposição estava certa, era mesmo verdade! mas apenas retiram o que chamava mais a atenção e ficou a montureira, constituída por folhas secas, resto de relva aparada, lixo e  entulho (foto nº 2) [ver].
Subi a escadaria caminhei ao lado da "passadeira" de granito e fui até ao "Lago da Cava", onde encontrei dois operários a encher grandes sacos de plástico negro com o "lixo" que a descida do nível da água deixou à vista [ver]. O local ficou como mostra a foto nº 4, ou seja limparam o que foi possível porque uma limpeza bem feita exige a utilização de maquinaria. Entretanto o pessoal do município terá regressado às suas instalações ou foi realizar outras tarefas (foto nº 5). Eram aproximadamente 18H00, quando três empregados da empresa responsável pelo corte da vegetação do monumentos, munidos de roçadoras de fita, rapidamente se encaminharam para ao cimo do talude que tem o seu início junto à Rua do Picadeiro e começaram a desbastar apressadamente a vegetação porque o tempo era pouco e estariam com pressa de voltar para casa.
Realmente é uma vergonha que apenas na véspera duma visita guiada que irá percorrer o perímetro duma antiga fortaleza muito provavelmente uma construção muçulmana datável do séc X, construída em terra batida e considerada "Monumento Nacional", tenham ido varrer as ruas, limpar a valetas e retirar parte do "lixo". Quando a água que ainda existe no antigo fosso secar, o "lixo" agora submerso irá ficar à vista, será que nessa ocasião voltam para limpar o que restou? e as árvores caídas sobre a água e os silvados e o matagal vizinho quando serão erradicados? Claro que esta é uma boa notícia mas as grandes questões - limpeza e iluminação adequada, infelizmente continuam por resolver. É como diz o povo: "Só se lembrar de varrer, quando passa a procissão!"