EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20140726

Viseu a Melhor Cidade para as Toupeiras


Ao contrário dos ouriços-cacheiros as toupeiras (Talpa occidentalis) são animais muito difíceis de observar e uma verdadeira praga porque danificam hortas, jardins, relvados e zonas verdes. A sua presença é detectada quando surgem pequenos montículos, ou cristas de terra. Estes animais escavam dois tipos de túneis: os superficiais, logo abaixo do solo para encontrarem alimento (minhocas, insectos e as suas larvas) e os profundos, entre os dez e os quarenta centímetros de profundidade. As toupeiras fazem os seus ninhos revestindo parte dos túneis profundos, com ervas e folhas. Estes animais precisam de muito alimento e as minhocas, tão necessárias aos solos são rapidamente exterminadas. As toupeiras viviam em prados naturais e nos campos mas rapidamente invadiram as zonas habitacionais, ou terá acontecido o inverso.. É certo que podem controlar algumas pragas dos jardins como os caracóis e lesmas mas a sua actividade é mais danosa do que benéfica, em espaços criados pelo homem. Não é fácil erradicar uma praga de toupeiras mas as armadilhas e as fumigações do solo são métodos eficazes e baratos. Convém agir rapidamente porque um casal de toupeiras pode ter até sete crias e cada uma delas irá escavar a sua rede de túneis [saber +].
Em vários espaços "ervados" (1) da "Melhor Cidade para Viver", incluindo rotundas vivem descansadas as toupeiras. As imagens foram obtidas na Rotunda de Nelas e se repararem bem. podem verificar que a máquina de cortar relva espalhou a terra e passou com as rodas sobre os montículos de terra e depois apareceram sinais de novas escavações.

1 - Num relvado existe apenas relva, embora a relva possa resultar de uma mistura de sementes de diferentes variedades, num "ervado" e pouco tempo depois de semeada e nascida a relva, passam nascer e a viver muitas plantas silvestres e daninhas. Em Viseu e propriedade do município existem muitas zonas "ervadas" mas só conheço um relvado, o do Estádio Municipal do Fontelo.