EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20130803

O Viseense D. Afonso Henriques


(...) "Capitaneando um troço de soldados, caía de improviso sobre um lugar, e a fúria irressistível do ataque deu-lhe a maior parte das vitórias. Nem a grandeza das empresas o assustava, nem as distâncias o impediam de acudir a tempo, do extremo norte quase ao extemo sul do país. Caía como um raio, caminhando rápido e imprevisto. Aos dotes militares reunia outros não menos valiosos, dada a precária situação em que se apossara do reino. Era seco, astuto, friamente ambicioso, sem quimeras, sem ilusões. Era um espírito mediocremente prático, e isso fazia boa parte da sua força: mal dos políticos ao mesmo tempo apóstolos! Como a tenra haste que verga à mais leve brisa no canavial, assim Afonso Henriques, sem rebuços, obedecia logo que a sorte lhe era adversa. Passada atormenta, erguia-se; e à facilidade astuta com que se humilhava, respondia logo a teima pérfida com que se rebelava. Isto fazia-o indomável! (...)

Oliveira Martins (1845-1894) in "História de Portugal", comentando o comportamento de D. Afonso Henriques perante o seu primo, o rei Afonso VII.

P.S. - Representação ingénua de D. Afonso Henriques - Patrono do Exército Português, conhecida por "Afonsinho", existente do antigo Quartel General de Viseu, na Rua Direita. Os meus agradecimentos ao Sr. Coronel Gouveia e aos outros militares que tão bem me receberam.

Repetição de artigo publicado em 16 de Setembro de 2009 mas desta vez com um vídeo alusivo à futura estátua de D. Afonso Henriques, a erigir numa das rotundas da Estrada Nelas [Veja o vídeo]