EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20130715

Que Vergonha no Rio Pavia!




Já há muito tempo que não me sentia tão incomodado porque Viseu, a cidade que dizem ter  tanta qualidade e até recebe prémios, não ser uma cidade exemplar. Ontem passei na nova Ponte da Longra, em São Salvador inaugurada no passado mês de Março pelo Dr. Fernando Ruas e reparei que o rio Pavia, apesar do diminuto volume de água estava limpo. Porém poucos quilómetros adiante vi que o rio na Ponte do Roso, na freguesia de Orgens e perto dos limites de São Salvador e São Cipriano, apresentava um aspecto nojento. Apesar de avisado fiquei estupefacto! A montante da ponte existe uma pequena represa que serve um antigo sistema de rega, agora em desuso. Reparei que a água corre em maior quantidade mas é escura, cheira muito mal e faz imensa espuma branca. A explicação deverá estar no deficiente funcionamento da ETAR da Póvoa da Medronhosa. Os moradores do vizinho do Bairro de Santo António (Tondelinha), queixam-se dos maus cheiros e das melgas que durante o Verão, são mais que muitas. Expliquem-me por favor como é possível que uma cidade que ainda não trata convenientemente os seus efluentes, pode ser considerada a “Melhor Cidade Para Viver” e “Best City”. Quando finalmente cheguei a casa fui logo tomar um bom banho, para me ver livre da sensação de sujidade que me invadiu…