EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120402

"Viseu Novo" e o Mercado 2 de Maio



A Câmara Municipal de Viseu através da “Viseu Novo” - Sociedade de Reabilitação Urbana, irá lançar um concurso público para o fornecimento de stands, no valor de 210 000 euros, para serem utilizados no antigo “Mercado 2 de Maio”. As estruturas serão amovíveis e irão servir em futuros eventos. Esta revelação constatava numa pequena notícia, assinada por José Fonseca, inserida na edição do “Diário de Viseu”, de 30 de Março de 2012. Também se anunciou a possibilidade “do uso daqueles stands por parte de alguns agricultores”, que fazem a venda directa dos seu produtos no Mercado Municipal e que “queiram mudar-se para o antigo mercado”. Porém refere-se que o número de interessados, no regresso ao antigo mercado, é cada vez mais reduzido porque a edilidade “tem vindo a reabilitar o espaço actual, promovendo uma maior dinamização do actual mercado”.
A última afirmação é inacreditável porque é sabido que os vendedores continuam insatisfeitos e gostariam de nunca ter abandonado o velho mercado, localizado no coração da cidade.
Sou de opinião que a edilidade pretende deitar mais um remendo de pano novo, numa peça de roupa velha…
O projecto do mediático arquitecto foi e continua a ser um falhanço porque criou um “novo” espaço que veio a revelar-se pouco atractivo. Se Siza Vieira visse as floreiras, empoleiradas no gradeamento, os grandes vasos/canteiros na Rua Formosa e as grelhas que tapam o seu “regato”, acho que caía para o lado.
Quanto aos stands parece ser difícil de conciliar todos os usos pretendidos e ainda existem outros inconvenientes porque me parece que os vendedores, terão de interromper o negócio, enquanto decorrerem outros eventos, por exemplo – a Feira do Livro, habitualmente dura três semanas e a Feira das Antiguidades, realiza-se no terceiro Sábado de cada mês. Quantos a novas realizações?

Viseu Novo, SRU [Pág. oficial]