EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120317

O "Jardim Sensorial" no Parque





O novo “Jardim Sensorial” que foi instalado no “Parque Aquilino Ribeiro” acaba de receber as placas, com a indicação dos nomes científicos e comuns do Alecrim, Hortelã, Alfazema, Tomilho, Absinto e “Verde lima”, escritos em caracteres normais e grafia Braille. O estado de desenvolvimento das plantas, exceptuando o absinto, é ainda muito incipiente. Os pés de “Verde lima” definharam e acabaram por morrer.
Não me parece que a escolha do local, para instalar o “jardim” tenha sido feliz porque se trata de um local periférico. Seria preferível outra localização, mais próxima da zona central do parque, talvez logo à entrada e no início da rua paralela à Avenida 25 de Abril. Melhor andariam se tivessem colocado as inscrições embutidas nos corrimões, seguindo o método usado nos canteiros do “Jardim de Santo António”. Quanto às placas identificadoras entendo que o nome comum das plantas, deveria figurar antes do nome científico e não o contrário.
Estranhei também o facto da apenas terem sido utilizadas seis espécies de plantas aromáticas, distribuídas por mais de sessenta metros de corrimão. É portanto muito menos interessante e variado que o outro “jardim”.
Em relação à identificação das plantas e para terminar, falta referir que a Lippia citriodora, é a Lúcia-lima e não “Verde lima” e que a Menta spp é a Hortelã e não a “Hortela“.