EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20120131

Rua Capitão Leitão - Farminhão



No dia 31 de Janeiro de 1891 eclodiu no Porto uma revolta militar em que esteve envolvido o capitão António Amaral Leitão, do Regimento de Infantaria 10 aquartelado no Porto. Natural de Farminhão, nascido no dia 7 de Março de 1845, foi um dos principais revoltosos que pretendiam derrubar o regime monárquico. Foi mesmo considerado o “Chefe” da insubordinação.
Falhada a insurreição a maioria dos envolvidos, militares e civis, foram detidos ou tiveram de pôr-se em fuga. O capitão Leitão procurou fugir a cavalo para Farminhão mas foi denunciado, ao passar em Albergaria-a-Velha, por um padre e acabou detido. Julgado em Conselho de Guerra, num barco fundeado ao largo de Leixões, foi condenado a seis anos de prisão ou vinte anos de degredo em África, optou pela segunda pena.
Chegado a Angola tentou voltar a Portugal escondido, num caixote de madeira, na companhia do também condenado actor Miguel Verdial. Apesar de descobertos conseguiram fugir e alcançar Paris. O capitão Leitão logrou refugiar-se no Brasil, tendo regressado a Portugal em 1901, vindo a falecer no dia 14 de Janeiro de 1903.
O 31 de Janeiro de 1891 no blogue  "Aventar" [
ler

P.S. - Existem várias localidades que renderam homenagem ao Capitão Leitão inscrevendo-o o seu nome na toponímia. Viseu não fugiu à regra, mas apenas no início dos anos de 1990.