EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111102

Capela de Nª Srª da Vitória



A Capela da Nª. Srª. da Vitória estava localizada frente ao antigo Convento de Santo António de Massorim e à esquerda da Igreja da Ordem Terceira de São Francisco. Em 1955 para permitir a abertura da Avenida Salazar, actual Avenida 25 de Abril, foi demolido o convento franciscano, onde estava aquartelado o RI14 e a capela foi transferida para a antiga parada que foi transformada num parque ajardinado – o “Parque da Cidade”, depois o Parque Aquilino Ribeiro.
A capela terá sido construída como forma de agradecimento pela ajuda concedida por Nª. Senhora, na luta com o que restava da hostes castelhanas que depois de derrotadas em Aljubarrota, em 14 Agosto de 1385, em retirada passaram por Viseu. A cidade não possuía defesa amuralhada eficaz, facto que foi aproveitado para saquear e incendiar a cidade. Os viseenses reagiram e conseguiram, em 27 de Agosto de 1385, expulsar os invasores depois de terem invocado a ajuda da Virgem. Com o passar dos séculos a primitiva ermida caiu em ruína e finalmente foi reconstruída em 1605, durante a ocupação filipina, por iniciativa do cónego António de Almeida Abreu.
O pequeno templo de planta rectangular tem uma única nave, tecto em madeira e apenas um altar. É um edifício singelo possuindo campanário e pequeno sino, dotado de portal com colunas coríntias, encimado por um nicho com a Virgem e o Menino, ladeado por duas pedras de armas, (Cardosos e Almeida e dos Abreus e Costas), os cunhais são rematados por dois pináculos.

A Capela de Nª. Srª. da Vitória foi considerada Imóvel de Interesse Público, por Despacho de 17 de Fevereiro de 1947.