EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20111031

Publicidade Enganosa ou ... ?!


Os cartazes do que parecer ser uma campanha denominada - “VI(R)VER VISEU”, promovida pela “Turismo do Centro de Portugal” [ligação] e a Câmara Municipal de Viseu, poderá ser considerada publicidade enganosa. Uma das imagens usadas no cartaz que intercala fotos com frases já velhas, gastas e pouco sugestivas (A melhor cidade para viver, Viseu Acessível, Viseu Jovem, Viseu Artístico…), mostra um dos candeeiros de ferro forjado, atribuídos ao Mestre Arnaldo Malho [ligação], ou da sua "escola".
O exemplar da foto e o seu par estavam colocados na fachada da Igreja da Misericórdia mas foram removidos no decorrer das recentes obras, realizadas no edifício. Os restantes, cerca de uma dezena de exemplares, retirados ao longo de vários anos do Adro da Sé e proximidades continuam, em lugar incerto. Na verdade e uma vez que não existem dúvidas sobre impossibilidade de encontrar alguma destas artísticas e valiosas lanternas nas ruas de Viseu, a utilização desta imagem nos cartazes, profusamente afixados no Rossio e noutros locais da cidade, poderá ser considerada publicidade enganosa, ou a confirmação da ignorância de quem criou o cartaz e mais ainda de quem o mandou imprimir e fez afixar.
Para finalizar, resta acrescenta que não vislumbro qualquer interesse na colocação destes cartazes em Viseu, para além da autopromoção, melhor dizendo propaganda, da gestão da câmara municipal.