EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110920

Publicidade Gratuita Feira de São Mateus



Comer enguias de conserva em escabeche na Feira Franca é uma tradição que alguns ainda podem preservar, apesar do preço "picante". As enguias fritas eram embaladas em pequenas barricas de madeira, com arcos metálicos pintados de negro, actualmente são utilizadas imitações em lata. As enguias são vendidas espetadas num pau, as finas presas pelas cabeças, as grossas são dobradas e presas pelo meio. A maioria dos apreciadores prefere as finas, certo é que ninguém contesta que devem ser devidamente acompanhadas com batatas cozidas com casca, pão de trigo de segunda e vinho tinto.
Existiam dois fabricantes um na Murtosa, que preparava melhor o petisco e ainda existe, e uma outra fábrica em Aveiro, cujo peixe era menos apreciado. Por vezes para enganar o freguês e dada a escassez do produto, havia quem trocasse os pipos. As "enguias de Aveiro" desapareceram e o mesmo sucedeu em Viseu, às enguias no Rio Pavia que se extinguiram em consequência da escassez de água, da poluição e da consequente falta de alimento. Lembro-me bem delas e de as ver apanhar com a ajuda de um grande garfo de ferro, depois de cuidadosamente explorados os buracos escuros dos muros do rio.