EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20110908

Catavento em Cabanas de Viriato



Catavento representando um oficial do Exército Luso-Britânico, Séc. XIX época das Invasões Francesas, na torre da Igreja matriz de Cabanas de Viriato (São Cristóvão).

"Um Batalhão de Caçadores, designado por Batalhão de Caçadores da Beira foi mandado organizar em Viseu, em 20 de Junho de 1808, por ordem da Junta Provisional do Supremo Governo do Reino, do Porto. Pela reorganização de 28 de Outubro de 1808, este Batalhão foi incorporado no exército com a designação de Batalhão de Caçadores Nº 4.
Na outra ponta do Reino, também em 1808, eram mandados levantar os antigos Regimentos de Infantaria 2 (Lagos) e 14 (Tavira), integrando a Brigada que ficou conhecida por Brigada do Algarve.
Todas estas unidades têm o seu baptismo de fogo na Batalha do Bussaco (1810) e distinguem-se posteriormente nas Campanhas que expulsam os exércitos franceses da Península Ibérica – podem ser destacadas, entre outras, a participação nos três Sítios de Badajoz (1811-1812) e nas batalhas de Albuera e de Salamanca (1812), de Vitória, Pirinéus, Nive e Nivelle (1813), Orthez e de Toulouse (1814)." [ligação]