EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100813

O Funicular "Compatível com a Feira" ?...



Desde já começo por referir que há muito aguardava a divulgação das medidas que considerava inevitáveis tomar durante a realização da Feira de São Mateus, para evitar acidentes no funicular.
Depois de ter sido anunciado que o funcionamento do elevador, que liga o Campo de Viriato à Sé, atravessando parte do recinto da feira, seria "compatível" e mesmo mais uma atracção, durante a realização do evento, foram há pouco anunciadas alterações aos horários. Assim, do dia 14 de Agosto a 21 de Setembro, as viagens passarão a terminar às 19h15 e nos fins-de-semana a paragem será às 15h00.
Hoje foram colocadas as habituais duas bilheteiras na Rua da Ponte de Pau e um portão sobre a linha. Acontece que as bilheteiras e uma chapa de vedação, colocadas junto duma passadeira, diminuem substancialmente a visibilidade dos transeuntes e dos guarda-freios do funicular, exigindo ainda maior atenção e podendo potenciar a ocorrência de atropelamentos. Ontem e no final da tarde quase testemunhava dois acidentes, num dos casos foi mesmo necessário efectuar uma paragem de emergência.
Um dos feirantes anunciou-me que uma das suas filhas já se tinha entalado. Para evitar mais tombos, no chão e junto da linha, como as imagens mostram, estão colocados vários tubos de plástico e barras metálicas para tapar o "buraco" existente no meio dos carris, mas apenas quando o elevador não estiver a funcionar.

P.S. - Por vezes dizem-me que dedico demasiada atenção ao funicular, correndo o risco de aborrecer: - "Está feito!". Não concordo, nunca é demais falar dessa enormidade que foi levar para a frente um projecto que muitos outros terão recusado para as suas terras. Só espero que mais ninguém se magoe.