EDITORIAL


Quando eu me poupe a falar,
Aperta-me a garganta e obriga-me a gritar!
José Régio


Aqui o "Acordo Ortográfico" vale ZERO!
Reparos ou sugestões são bem aceites mas devem ser apresentadas pessoalmente ao autor.

20100518

Os Kiwis


O kiwi é muito rico em Vitamina C porque possui uma concentração desta substância três vezes superior à encontrada na laranja. Um único fruto fornece uma dose de fibras superior à de um prato de flocos de cereais e ainda tem a vantagem de não precisar de ser acompanhado de outros alimentos. Não tem gorduras saturadas, nem colesterol e é composto apenas por fibras, proteínas, potássio, ferro, fósforo, cálcio, magnésio e vitaminas. Poderá ser usado para prevenir as doenças oncológicas, cardiovasculares e dos intestinos.
O kiwi é originário do sul da China que foi introduzido na Nova Zelândia, apenas no ínicio do séc. XX, de onde se espalhou por outras regiões. Os kiwis cultivados em Portugal devido às características dos solos, ao elevado número anual de horas de sol, à colheita tardia e sobretudo à não utilização de produtos químicos são muito bons. Estes foram criados no quintal do meu tio José Augusto, estiveram na árvore até tarde, e eram muito saborosos e doces.